A review do SPN Tentation: Supernatural, a estrada até aqui.


Supernatural apresentou o fim da sua 10ª temporada na semana passada e mesmo depois de quase 10 anos surpreendeu grande parte dos seus espectadores. A série que caminha para registrar um recorde na televisão americana, como a série de ficção científica e fantasia mais longa, tem sua 11ª temporada confirmada pela CW e com sua estreia prevista para outubro. 

Ps: Essa é a opinião de um espectador de Supernatural que acompanha o show desde o início, e não como o adm de um fansite. Essa análise foi feita por mim, Éricles Artur.

Apesar de muitas opiniões muito distintas e críticas opostas, a série está de pé e não é por besteira que está indo para sua 11ª temporada.  Cada temporada nos faz pensar que nunca veríamos algo pior para os irmãos, enquanto cada final nos apresenta algo pior, algo que nós não imaginávamos que veríamos na série. Até a 5ª temporada nós tivemos Eric Kripke envolvido na série e é aí que muitos teimam em que a série deveria ter sido encerrada, já que as 5 temporadas inciais foram planejadas com muita calma e sem pressa para envolver novos fatos e desafios para os Winchester.

Vimos os monstros da semana, vimos demônios "tomando conta", o negócio da família e no 4º ano do show, vimos a produção introduzir uma nova espécie que eu particularmente nunca tinha imaginado ver na série: os anjos. E nesse contexto todo tivemos a deslumbrante introdução do nosso Cas, o anjo favorito, o protetor dos Winchester, que está até hoje com os irmãos. Demônios, apocalipse, inferno, profetas, Bíblia.. Entre várias outras coisas que nos cativaram para continuar acompanhando os irmãos. Quando a série foi desenvolvida por Eric, ele achava que o show deveria durar somente até 5 anos, mas essa era só a opinião dele, já que após o fim da 5ª temporada nós temos novos desafios. E com a saída dele no fim do 5º ano do show, temos Sera Gamble como showrunner, durante dois anos, dois difíceis anos para o show, e mesmo assim satisfazendo muitos fãs e até sendo os melhores anos para alguns. A 6ª e 7ª temporada nos apresentaram algumas falhas, mas ainda assim não foi o suficiente para dar um ponto final ao show. A pressa de nos apresentar o que os produtores e escritores tinham em mente pra essa fase do show pode ter atrapalhado um pouco, já que foram nos apresentado várias criaturas que poderiam ter sido melhor exploradas e não foram. Vimos situações incríveis que poderiam ter durado mais de apenas uma temporada, como a história do Purgatório, o passado de Bobby, e outras, que variam com as opiniões do imenso fandom. Mas o 6º e 7º ano da série não foram inúteis - nenhuma temporada foi e será. Personagens entram e outros saem. Dick, Charlie, Kevin, Bobby...

Por meio, temos o fim da 7ª temporada que nada mais é que uma reviravolta na série colocando-a em outro patamar e fazendo com que a série se erga depois de dois longos anos. Mudanças na produção acontecem, Sera Gamble sai, Jeremy Carver e Robert Singer entram, e a 8ª temporada começa nos apresentando um arco incrível. Os irmãos tentam fechar os portões do Inferno nessa temporada que nos mostra alguns fillers, novos vilões e personagens, como Abaddon, Henry e Metatron, nunca antes explorados. E também uma season finale épica, inciando uma nova era para a série: Os anjos na terra. Uma temporada maravilhosa.

E então a 9ª temporada vem para os espectadores, trazendo mais histórias surpreendentes. Caim, a primeira espada, a Marca, Metatron como um dos grandes vilões, Crowley e suas sensações humanas graças aos testes realizados na 8ª temporada, Crowley feat. Winchesters.. E com mais uma temporada boa para a série, temos fillers, ótimas histórias, personagens, fortes emoções..

A série caminha para nos mostrar o que nós temíamos, o DEANMON. Aquele Dean de olhos pretos que um dos episódios da 3ª temporada nos permitiu ver, mas que nunca imagináriamos ver ele existindo. Deanmon surge após a batalha fatal com Metatron na season finale, onde Dean morre com a Marca no braço, fazendo-o voltar como demônio, e a temporada acaba nos deixando exaustos de tanta curiosidade pela premiere da season 10.

A season 10 então inicialmente nos mostra a batalha de Sam para trazer Dean de volta. Mas não é somente isso que a temporada nos focou, aliás, a Marca vem com um grande fardo. Sam conseguiu trazer Dean de volta, e após isso a série nos apresenta um espetáculo a parte, um episódio épico, o episódio 200 do show, o 10x05 "Fan Fiction" que foi feito completamente para os fãs. Com fillers, novos personagens, a morte de uma personagem muito querida, e bastante ação, a temporada se concretiza com batalhas, ótimos episódios, alguns episódios não tão satisfatórios, novos aliados - os Stynes, e o mais importante: a situação de Dean e a Marca. 

A 10ª temporada chega ao seu fim nos apresentando algo que nunca pensaríamos existir, a Escuridão. Deus e seus arcanjos enfrentaram uma histórica batalha onde todos os seres malignos derrotados foram jogados para a Escuridão, e a Marca na verdade era a chave para a libertação desses seres malignos. Ahh, e também o amor entre os irmãos, que prevaleceu sobre os sentimentos e sensações da Marca, fazendo Dean salvar Sam da situação que ele mesmo os colocou. E agora? Dean foi salvo da Marca, mas várias perguntas ficaram sem respostas, e todos nós esperamos obter essas respostas na próxima temporada. Metatron livre, Morte morta (?), Sam e Dean enfrentando um novo aliado, Castiel e Crowley, Rowena... Ai, ai, outubro, chegue logo!

Supernatural completa 10 anos em setembro desse ano, e nenhum de nós se arrepende de acompanhar a história dos irmãos. Aliás, toda série pode apresentar ao público seu maior potencial e mesmo assim não agradar todos. Mesmo com suas falhas no roteiro, Supernatural continua viva e surpreende cada vez mais, mostrando que "família não é só de sangue", e que nos dias de hoje Sam e Dean não são tão heróis quanto eram, mas que continuam se sacrificando para salvar um ao outro. A história da Bíblia vem cada vez mais sendo abordada e encaixada no contexto. Afinal, quem um dia assistindo um episódio da 1ª temporada imaginaria que Dean e Sam fossem os receptáculos de Miguel e Lúcifer, lá na 5ª temporada? Quem imaginaria que Castiel fosse ter tanto poder com seus Leviatãs no final da 6ª temporada, após ter trabalhado com o Rei do Inferno? Quem imaginaria que teríamos um Rei do Inferno amado, e que sentiríamos medo de ver ele morrer? Purgatório? Surpresa total! São 10 anos de show e nada disso foi em vão, cada episódio foi fundamental. Afinal, cada detalhe nesse show é importante. Cada plot, cada personagem.. Tudo tem sua ligação, seu engajamento.. Não é um show qualquer, é um show com 10 anos de estrada, e com um FANDOM ENORME que sempre apoiou e sempre apoiará, que acompanha e presta atenção em cada detalhe, para manter o show ativo e em pé, fazendo disso uma família e diferente. Afinal, Supernatural é uma série para os fortes, para os que gostam de entender, gostam de rever, e captam cada detalhe que pode fazer a diferença daqui 2, 4 ou 5 temporadas... Até por que, série ruim não dura 10 anos + 1 temporada confirmada. Certo? 

E esse não é o fim. A 11ª temporada estreia em outubro e ninguém ainda nos apontou o fim da luta dos Winchester. Supernatural ainda vai longe!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Primeiramente parabéns pela review, ficou muito boa.
    Mas preciso comentar que levando em conta que a Morte foi morta e que todos seres sobrenaturais eram mandados pra escuridão e agora ela se encontra na Terra, tenho 99% de certeza que ela volta e não apenas ele mas Abaddon, Leviatãs, Azazel e todos os outros que foram mortos. Se isso ocorrer e for bem explorado será uma temporada épica.
    Só queria ir pra Outubro, estou muito ansiosa!!
    E que venha mais 3, 4, 5 anos de SUPERNATURAL, porque não estou pronta ainda pra dar adeus.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, o review ta ótimo, e concordo plenamente, supernatural é épico, com um fandom enorme e não existe alguém que assista que diga que supernatural é ruim, ate porque ninguém é louco a esse ponto. E se todos os vilões voltarem de uma vez, isso significa a morte certa dos irmãos, quero dizer, a REAL morte deles, onde eles aquietam o rabo. Só que algumas coisas não ficam claras. Com as mudanças nos produtores, nos percebemos MUITAS mudanças no roteiro, e coisas não explicadas, como quando o céu foi fechado por metatron, os anjos caíram sem poder voltar para o céu e as almas ficaram presas na terra, e não me lembro de nada falando diretamente sobre isso, apenas que as almas já podiam voltar ao céu, e os anjos pararam de aparecer e não podiam mais voltar aos céus, tipo o que aconteceu?? Kevin foi morto e foi dito que ele fica preso na terra e depois a mãe dele some, e depois nada mais é citado sobre ele ou sobre o céu fechado. E como assim Dean matou a morte????????????? Com certeza esse acontecimento foi o que mais intrigou os fãs. E a tal pergunta: Se a morte está morta quer dizer o quê? Ninguém mais morre ou ela ainda está viva? E se não existe mais a escuridão, para onde vão as criaturas que não vao para o purgatório? E se a morte morreu, pra onde ela foi?
    Alem desses assuntos e muitos mais, essas questões sobre o fim da décima temporada são apenas o tempero da décima primeira, serio o que acham que vai acontecer agora? A temporada acabou com a escuridão sendo libertada, e os irmãos dentro de um carro, ALÉM da melhor parte, o feitiço que rowena lançou sobre Castiel para matar crowley, por que ate agora ninguém citou essa parte? Imaginem: Quem vai morrer por ultimo?

    ResponderExcluir