Por que a 11ª temporada de Supernatural foi a melhor em 6 anos?


Todo fã de Supernatural pode listar a sua favorita - e menos favorita - temporada. Após 11 anos de "salvar pessoas, caçando coisas," é inevitável que algumas temporadas funcionem melhor que outras.
Quando uma série está no ar por um período tão longo de tempo, existe um equilíbrio a se atingir a cada temporada: Como é manter o que foi até aqui depois de tanto tempo e mesmo assim continuar interessante? Para Supernatural, sair do que geralmente funciona nem sempre é tão simples quanto parece. Claro, Sam e Dean Winchester tem que caçar o sobrenatural. Essa é a base desta série. Mas se nós estamos dando uma analisa em coisas que fazem uma temporada ser melhor que outras, nós estamos olhando para arco geral da temporada. São Sam e Dean caçando o demônio de olhos amarelos? Eles estão tentando fechar os portões do inferno?

Para muitos fãs, as temporadas 4 e 5 são considerados duas das melhores, e essas são as duas temporadas que, quando combinadas, contaram a história abrangente dos Winchesters tentando impedir o apocalipse. Essa história não só foi bem tranquila, mas introduziu uma série de novos personagens dinâmicos, de Castiel à Lúcifer.

Por outro lado, algo como a temporada 7, que se centrou exclusivamente sobre os irmãos derrotando os Leviatãs, um vilão muito menos interessante e dinâmico. Quando a temporada 7 apresentou os Leviatãs como o vilão central, não havia muito mais o que a temporada poderia fazer para salvar a si mesma. Se o maior método de contar histórias não é convincente, a temporada não vai funcionar tão bem. Isso não quer dizer que todos os episódios da 7ª temporada foram ruins, mas é a razão pela qual não é considerada uma das melhores.

Então, chegou a hora de elaborar a 11ª temporada, e a coisa da temporada foi bem, em primeiro lugar, dando-se uma base sólida sobre aquilo que iria se desenvolver. Essa base foi a história de Amara, irmã de Deus, que voltou para a Terra à procura de respostas de seu irmão. E isso nos leva a outra coisa que esse show faz tão bem: Enquanto estiver usando a religião soando assustadoramente, Supernatural encontrou um equilíbrio de colocar suas próprias torções em histórias bíblicas - por exemplo, dar a Deus uma irmã - que não só cria o drama interessante, mas que muitas vezes fornece humor.

E se estamos falando sobre o que "funciona" nessa série, podemos ir ao âmago do seu ser: a dinâmica dos irmãos. Isto é, apesar de tudo, a história de dois irmãos que vão fazer literalmente qualquer coisa para salvar um ao outro. Os fãs passaram 11 anos observando Sam e Dean lutando, e não importa o quê, colocando-se mutuamente em primeiro lugar. Assim, na decisão de dar a Deus uma irmã, o show não só prometeu a revelação de Deus - algo de seis anos na espera - mas também prometeu outra relação complexa dinâmica de irmãos. E prometeram a dinâmica de irmãos mais complicada de toda a eternidade.

Entre a escolha do vilão da 11ª temporada, elementos bíblicos e intrigas entre irmãos, confirma-se todos os requisitos que nós já sabíamos que funcionam para Supernatural. Portanto então mudou-se para a questão do que faria a temporada 11 se sentir fresca e excitante. E se o resultado da história é a chave para fazer o que funciona, os episódios individuais (fillers) são a chave para fazer as coisas se sentirem novas.

Outra assinatura do show sempre foi episódios experimentais, muitas vezes cheios de meta humor. E nesta temporada, Supernatural assumiu riscos, grandes e pequenos, para manter os fãs na ponta dos pés. Houve "Baby", o episódio que contou a história inteiramente a partir da perspectiva do Impala, que nunca deveria ter funcionado, mas acabou por ser um dos mais fortes da série até a data. "Baby" foi certamente o maior risco que a série teve nesta temporada, mas não foi o único.

Houve "Just My Imagination", o episódio que contou com o assassinato de um número de amigos imaginários. Se isso soa ridículo, é o que deveria ser mesmo. Isso é o que o torna engraçado. E, neste ponto, os escritores de Supernatural estão tão acostumados com o ridículo, que eles sabem como fazer o trabalho deles. Nunca há um episódio, não importa como extremo, que não se sente como um episódio de Supernatural.

Há, no entanto, os episódios que se sentem como um novo tipo de episódio de Supernatural, e é isso que "Red Meat" foi nesta temporada. "Red Meat" mostrou Sam e Dean lutando contra um bando de lobisomens - não é incomum para eles - mas a coisa que era incomum: Sam é baleado dentro dos primeiros cinco minutos do episódio. E o resto do episódio é gasto assistindo Dean tentando salvar a vida de um casal que encontraram ao mesmo tempo, certificando-se de que seu irmão iria ficar bem. Foi uma das horas mais lendas e tensas da série. E funcionou.

Todas estas coisas aconteceram na 11ª temporada. E todos elas aconteceram enquanto a série ainda conseguiu contar a maior história de Amara e Deus. Para qualquer temporada de Supernatural, você pode analisar duas coisas para determinar o quão bem sucedida foi: É a história de 23 episódios, e as 23 histórias de um episódio que diz toda a temporada. E a temporada 11 não só contou uma história de 23 episódios convincente, mas deu aos fãs consistentemente emocionantes histórias de um episódio, a partir do caso clássico da semana para algo como "Baby." E é por isso temporada 11 é a melhor época que esta série teve desde a 5ª temporada.

Claro, a premissa geral da série pode ser "salvar as pessoas, caçar coisas", mas que tem dado a liberdade aos escritores para criar histórias que façam valer a pena assistir, mesmo 11 anos depois.
Este artigo foi escrito pela colunista Samantha Highfill do site EW. Tradução feita pro Spn Tentation - não reproduza sem os créditos.

Postar um comentário

0 Comentários